segunda-feira, 4 de julho de 2011

Reportagem do Diario de Pernambuco denuncia irregularidades no IASC

Recentemente, o jornal Diario de Pernambuco publicou uma matéria que denunciava irregularidades no IASC. A reportagm foi publicada no dia 21 de junho de 2011. Segue abaixo texto na íntegra:

Fraude em documentos oficiais da prefeitura 

Conselho denuncia irregularidades no projeto, orçado em R$ 150 mil, para capacitação de educadores

O Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente do Recife (Comdica) denunciou fraude no projeto para a capacitação de educadores, promovido pela Prefeitura do Recife, no valor de R$ 150 mil. A denúncia apresentada ontem, em reunião extraordinária do Comdica, apontou uma série irregularidades, como produção do ofício nº 215-A, de 1º de junho de 2010, a aprovação da matéria em um pleno que não existiu e a falsificação da assinatura da secretária de Assistência Social do Recife, Niedja Queiroz, na época, vice-coordenadora da Secretaria de Direitos Humanos.

A conselheira representante da sociedade civil, Maria de Lourdes Sousa, explicou que os demais conselheiros se surpreenderam quando o projeto foi apresentado ao grupo já na fase final do processo de aprovação sem que ele tivesse obedecido o trâmite legal. Segundo ela, baseada em informações falsas, a matéria chegou a ser sancionada pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos. “Este ofício não consta em nossos arquivos e jamais saiu daqui. Além disso, só tivemos um pleno em abril e foi no dia 30 e não no dia 15 como diz o documento,” explicou Maria de Lourdes.

A secretária de Assistência Social do Recife, Niedja Queiroz, negou ao Diario que a assinatura, que solicita o projeto, seja dela e anunciou já ter tomado as medidas cabíveis para esclarecer o assunto. “Não reconheço a minha assinatura no documento e já entrei com um pedido de inquérito administrativo para que a gente descubra quem assinou por mim”, disse Niedja. A titular da Secretaria de Direitos Humanos, na época, já era Amparo Araújo. Tanto ela como Niedja foram convidadas pelo Comdica a participar da reunião extraordinária, mas não compareceram.

Estiveram presentes na reunião os vereadores e conselheiros do Comdica, Luiz Eustáquio (PT) e Aline Mariano (PSDB). Ficou decidido que paralelamente à investigação interna da Prefeitura do Recife, seriam acionados o Ministério Público de Pernambuco, os tribunais de contas do Estado e da União, além da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. O assunto deve ser trazido hoje ao plenário da Câmara do Recife. 
Disponível em: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário