terça-feira, 27 de agosto de 2013

21 DE AGOSTO DE 2013 - 17H10 

Câmara aprova regulamentação da profissão de educador social 


A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (21) o projeto de lei que regulamenta a profissão de educador e educadora social, de autoria do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE). A matéria teve como relator o deputado Assis Melo (PCdoB-RS), que emitiu parecer favorável ao projeto. A atuação desses profissionais está direcionada para as pessoas e comunidades em situação de risco, violência e exploração física e psicológica.


Câmara aprova regulamentação da profissão de educador social 
Assis veste camisa contra acúmulo de função de motorista e cobrador.
Segundo o autor do projeto, “educadores e educadoras sociais renovam o compromisso com a democracia, com a justiça social, com a defesa do patrimônio cultural e pela defesa dos direitos humanos, baseados na convicção de que outro mundo é possível”. E lembrou que países como França, Holanda, Bélgica, Suíça, Itália, Uruguai, Alemanha, Canadá, Portugal, fazem parte de um movimento internacional que conta com a participação de mais de 40 países que vêm lutando pela regulamentação e formação em nível de graduação e pós-graduação dos educadores e educadoras sociais, dos quais muitos obtiveram êxito.

Ele diz ainda que “a criação da profissão de educador e educadora social, além de valorizar estes agentes que tanto contribuem para o enfrentamento da dívida social brasileira, pode suscitar importantes debates acerca da educação no seu sentido mais pleno, respondendo ao genuíno atendimento de interesses e necessidades sociais de nosso tempo”.

Na mesma sessão da Comissão do Trabalho, o deputado Assis se somou à luta dos trabalhadores do transporte coletivo urbano, trocando o terno pela camiseta do movimento contrário ao exercício cumulativo das funções de motorista e cobrador. O ato ocorreu porque a matéria, de autoria do deputado Vicentino (PT-SP), com relatoria favorável de Assis Melo, entrou em discussão na ordem do dia. A votação do projeto está prevista para ocorrer na próxima semana.

Da Redação em Brasília


Fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=221886&id_secao=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário