quinta-feira, 10 de dezembro de 2015


PRIMEIRA MESA DE NEGOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DO RECIFE 


    Colegas servidores da SDSDH/IASC...os servidores Cristiano Kusunoki(Sociólogo) e Fagner Valença(Educador Social) marcaram presença na primeira mesa de negociação de 2015 ou 2016...pois houve um impasse durante a mesa entre Marconi Muzzio(Secretário de Administração e Gestão de Pessoas) e Clínio do SINDSEPRE sobre o ano que esta campanha salarial se refere,Clínio pediu que o secretário corrigisse no slide e na sua fala quando colocou que esta campanha seria referente ao ano de 2016,já o representante do SINDSEPRE afirmava que essa campanha é de 2015 com data base de reajuste para 01 de Janeiro de 2016(o que já sabemos que foi acordado ano passado). 

    Anos à parte...podemos colocar que a mesa de negociação foi indigesta,o cenário apresentado foi horrível...


   O governo tentou fechar a mesa geral hoje,com 0% para todos,isso mesmo,0% DE REAJUSTE.

 O conjunto da representação dos servidores conseguiu arrancar outra mesa que será marcada para antes do Natal. O fórum dos servidores vai se reunir e apresentar uma contra proposta. 
    Sobre as mesas setoriais o governo afirmou que nada será negociado de cunho financeiro,assim como diz todos os anos,porém na situação atual ficam mais claros os motivos dessa fala. A PCR já ia partir para as mesas setoriais no intuito de discutir pautas de que não sejam de cunho financeiro, porém a pedido dos representantes dos servidores a PCR suspendeu a ideia de abrir as mesas setoriais,antes disso o fórum irá focar na discussão do índice geral. 
   Para justificar os 0% , os secretários expuseram slides que tratam da situação do município,elencamos alguns pontos com base nas falas dos secretários em principal Marconi Muzzio e também das intervenções dos representantes dos trabalhadores:

"Queda de TODAS AS RECEITAS. Queda de receita de 1.72%,antes chegamos a fechar com aumento de 15% na receita,nos dois últimos anos houve ainda tivemos em torno de 10% de aumento da receita"
"Cenário econômico inédito desde 1930(ano da quebra da bolsa de New York e grande crise econômica mundial)"
"Estudos e esforços foram e estão sendo feitos para reequilibrar o orçamento(Metodologia GMD)"
"Foco em atender as demandas de sociedade"
"Se não houver grande esforço vai ficar difícil honrar o compromisso de pagar em dias,ainda há o privilégio de pagar na última segunda-feria do mês"
"A economia que está sendo feita está atingindo até os copos de café"
"Existe empenho no sentido de captar recursos"
"Está sendo feita a troca dos veículos dos secretários e o do prefeito por questão de economia e mais ainda como gesto simbólico"
"Governo de Pernambuco e Prefeitura de Belo Horizonte já lançaram os pagamentos para o outro mês"
"Foi destacado o fato de haver possibilidade de não haver reajuste do salário mínimo em janeiro"
"Análise do gráfico sobre a DTP)(Despesa Total de Pessoal / RCL (Receita Corrente Líquida)"
"Recife está próximo do limite da lei de Responsabilidade Fiscal atingiu 47.75% com projeção para fechar 2015 em 49.51 (dados expostos pela PCR). Obs: O limite prudencial é de 51.3% e o legal é 54%"
"A PCR exibiu as principais pautas das setoriais e da geral incluindo o RISCO DE VIDA e a ISONOMIA,assim chegou-se a um valor de impacto de R$ 305.000.000,00. Obs: Segundo a PCR a concessão da pauta geraria 57.07% de gasto com pessoal,atingindo muito além do limite prudencial"
"A PCR coloca que a queda na receita caiu mais de R$ 400.000.000,00,o esforço feito baixou o déficit para 150.000.000,00."

Os trabalhadores solicitaram o cálculo do impacto do índice geral da pauta(pouco mais de 13% ou 10.48% que representa apenas a inflação)
Os servidores propõem que o esforço seja também direcionado para a questão dos cargos comissionados;
Servidores da vigilância sanitária apresentaram um jornal onde a notícia diz que a PCR estava com 43% referente ao gasto com pessoal,diferente do que havia sido exposto pela PCR. Marconi Muzzio e os demais secretários informaram que a notícia era falsa e que os números reais foram apresentados por eles e estão disponíveis no portal da transparência da Recife. 


O fórum dos servidores irá se reunir na próxima quarta-feira dia 16/12/15 às 13h na sede da CUT.  Como já explicado só haverá mesa setorial depois do fechamento de consenso sobre o reajuste geral,essa estratégia foi definida pelos representantes dos trabalhadores. 



VAMOS BUSCAR VENCER! SEMPRE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário