quinta-feira, 30 de junho de 2011

Fim da greve no NE10

 
O fim da nossa greve saiu no portal NE10. Clique aqui e confira!

Greve foi encerrada! Atividades serão retomadas nesta sexta-feira (01º)

Em assembleia realizada hoje (30) no Sindicato, foi decretado o fim da greve. Depois de 30 dias de paralisação, a categoria decidiu em votação acatar a proposta de reajuste proposta pela Prefeitura e irá retomar as atividades nesta sexta-feira (01º).

No encontro foram debatidos os seguintes pontos:

1. Composição e agendamento das reuniões da Comissão Integrada de Servidores/as SAS-IASC

2. Mobilização dos/as 07 delegados/as servidores/as que estavam na assembleia (pode haver mais) e foram eleitos/as para a Conferência Municipal de Assistência Social

3. Reunião dos/as servidores/as da Assistência Social com Conselho Regional de Serviço Social (4ª Região)

4. Estratégias do movimento para busca da isonomia dos/as profissionais de nível superior SAS/IASC.

5. Divulgação da enquete das camisas e criação da comissão que irá conduzir o processo visando a Conferência Municipal da Assistência Social
                       
6. Proposta da PCR sobre reajuste salarial.
Foi acatado pela categoria o projeto da Prefeitura que prevê aumento de 4% para os/as servidores/as municipais da Assistência, em consonância com o percentual geral dos/as demais servidores/as do município.

Para os/as educadores/as sociais, o aumento foi em função da diminuição da defasagem existente no valor da hora/trabalhada entre a categoria e os/as demais profissionais de nível médio. O aumento foi em torno de 23% (Confiram a tabela que foi enviada por e-mail para a lista de servidores/as!)


O projeto segue para votação na Câmara Municipal portanto devemos observar a tramitação. Vale ressaltar que pela proposta os reajustes serão a partir de setembro.

7. Avaliação do movimento e da condução das mobilizações
Neste momento, vale ressaltar que precisamos comemorar os avanços e também reconhecer que ainda temos muito que avançar. Nosso movimento foi fruto da luta coletiva de profissionais da Assistência que independentemente do cargo, categoria e/ou formação buscaram e ainda buscam a melhoria do serviço e a valorização dos/as servidores/as efetivos/as que executam as atividades no dia-a-dia.

Para encerrar, deixamos o vídeo da canção “O Homem Falou” na voz de Maria Rita que resume nosso momento.




LEMBRAMOS QUE AS ATIVIDADES DESTE BLOG NÃO SE ENCERRAM COM A GREVE, PELO CONTRÁRIO, CONTINUAREMOS ATUANDO EM PROL DA UNIFICAÇÃO E FORTALECIMENTO DOS/AS SERVIDORES/AS SAS-IASC, POR ISSO CONTINUEM NOS ACESSANDO!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Assembleia: Atenção servidores/as!

Atenção servidores/as, nesta quinta (30), às 09h, teremos nova assembleia no SIndspre. Na pauta:

1. Informes gerais:
 - Comissão Integrada
 - Liminar dos 30%
 - Comissão de Seguridade Social - CRESS

2. Isonomia Salarial
Deliberações e encaminhamentos (especialmente sobre esse ponto contamos com a maior participação dos/as técnicos/as SAS/IASC!)

3. Camisas
Divulgação dos resultado e encaminhamentos

4. Proposta PCR sobre reajuste salarial e correção da defasagem pela hora trabalhada dos/as educadores/as
 OBS: O Projeto de Lei do reajuste salarial foi encaminhado a Câmara dos Vereadores – Recife

CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS/AS!!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Deliberações da Assembleia: Greve continua!


Na assembleia de hoje (27), realizada no Sindicato, a comissão de greve fez o repasse da reunião com a equipe do CREAS e com a advogada do Sindsepre sobre a liminar. Na ocasião, os/as servidores/as presentes encaminharam alguns pontos, segue resumo:

Nova Assembleia
Dia 30, às 09h, na sede do Sindicato

Sobre CAT Raio de Luz
Há uma usuária internada em um hospital do Recife, sem previsão de alta. Como devido ao regime de 30%, só está indo uma educadora por plantão, a Gerente da CAT esta solicitando educadores/as de outras CATs para cobrir o plantão, enquanto a educadora de lá fica acompanhando a usuária no hospital.

Na assembleia de hoje foi acordado que como o regime de 30% já esta sendo cumprido nessa casa, não há necessidade de nenhum outro/a educador/a se deslocar para lá. Cabe à gerência da CAT tentar solucionar o problema da melhor maneira, solicitando um/a cuidador/a para acompanhar a adolescente. Esse foi o posicionamento definido em assembléia. Caso alguém seja convocado/a, será interessante que se negue e explique o porquê do posicionamento

1. Atualmente, na CAT Raio de Luz, há uma usuária internada no Hospital Otávio de Freitas, sem previsão de alta. Como, devido ao regime de 30%, só esta indo uma educadora por plantão, a Gerente da CAT esta solicitando educadores de outras CATs para cubrir o plantão, enquanto a educadora de lá fica acompanhando a usuária no hospital.

Hoje, em assembléia, acordamos que, como o regime de 30% já está sendo cumprido nessa casa, não há necessidade de nenhum outro educador se deslocar para lá e caberia à gerência da CAT tentar solucionar o problema da melhor maneira ( que seria solicitando um cuidador para acompanhar a adolescente).
Esse foi o posicionamento definido em assembléia. Caso alguém seja convocado, será interessante que se negue e explique o porquê do posicionamento.

Orientações para Casas de Fixação
Hoje, durante a assembleia, algumas pessoas demonstraram dúvidas a respeito de como atuar nas casas de fixação seguindo os 30%. Ficou acordada a seguinte rotina:

1º Os/as educadores/as recebem os/as usuários/as para o café da manhã.
2º Axiliam na higiene bucal.
3º Os/as usuários/as são liberados/as (não ficam na casa)
4º Os/as usuários/as voltam para o almoço.
5º Novamente, os/as educadores/as auxiliam na higiene bucal.
6º Usuários/as são liberados novamente.

Lembrando que o número de educadores na casa continuará reduzido (30%). Essa estratégia foi pensada como uma solução para não sobrecarregar tanto os/as educadores/as, que teriam que trabalhar muito mais, para conseguir manter os usuários dentro da casa, durante todo o dia.

Também acordamos que, durante o período de greve, não se deve fazer nenhum planejamento ou atividades pedagógicas, só o mais importante, no caso, a alimentação.

OBS: Durante o período em que os/as usuários/as estiverem fora da casa, os/as educadores/as deveram permanecer no local de trabalho.


Sobre o regime de trabalho em 30%
É importante termos em mente que cumprir 30% do serviço é fazer apenas o primordial. Estamos trabalhando em número reduzido e não devemos dar um/a de super-educador/a e querer fazer tudo que fazíamos antes em regime normal de trabalho.

Nada de atividades pedagógicas, nada de planejamento, nada de passeios. Só o básicão!!!
Esse posicionamento também é uma forma de pressão, por que se estivermos fazendo tudo, a quem estaremos incomodando? Pensem nisso e repassem para aos/às colegas!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Depois do São João tem assembleia no Sindicato: Todos/as lá!


O São João já passou!
=(
São Pedro já está batendo na porta!
=)

E no meio dessas festividades todas têm a nossa assembleia! E com a mesma empolgação que brincamos nas quadrilhas e no arrasta-pé que vamos participar deste momento de mobilização!

Temos pontos importantes para debater e encaminhar, por isso contamos com a presença de todos/as servidores/as. Nosso encontro é nesta segunda (27), às 09h, no Sindicato.

Pra deixar os corações no clima junino, deixaremos hoje uma relíquia da música nordestina. O encontro do rei com a rainha do Baião, Luiz Gonzaga e Carmélia Alves. Melhor, impossível!


quarta-feira, 22 de junho de 2011

O número é


Orientação sobre os 30%

No dia-a-dia estamos percebendo que o cumprimento dos 30% ainda tem gerado muitas dúvidas e alguns impasses, principalmente entre os/as educadores/as sociais, por isso resolvemos listar alguns pontos:

1. Não somos essenciais, mas acatamos a liminar

É bom lembrar que conforme todas as legislações pertinentes à Assistência Social e a própria Lei de Greve nosso serviço NÃO se configura como essencial. Acatamos a liminar por medida cautelar e para não nos prejudicarmos futuramente. Contudo, as medidas jurídicas estão sendo providenciadas.

2. Esses 30% NÃO são apenas para educadores/as sociais!

Sabemos que o foco da administração são os/as educadores/as sociais, afinal são eles/as que seguram o rojão das casas de acolhida. Mas não é por isso que se deve ceder a intimidações. Há vários/as gerentes tentando confundir os/as educadores/as sociais menos avisados/as, querendo incutir a idéia que os 30% são apenas de educadores/as sociais.

Os 30% são do SERVIÇO, enquadrando todos/as os/as servidores/as efetivos/as (exclui-se quem tiver de férias, licença médica ou qualquer outro tipo de afastamento), obviamente que no horário da noite o serviço se reduz e em muitos abrigos a equipe técnica deste horário se resume a educadores/as sociais. Aí neste caso sim, os 30% são de educadores/as.

3. Evite tratar assuntos de greve com os/as gerentes

Caso algum educador/a, técnico/a, administrativo/a que está em greve tiver problemas para comparecer ao trabalho no dia de sua escala dos 30%, deve contactar seus colegas de plantão, só depois avisar ao gerente que não poderá ir e informar quem irá substituí-lo/a. Assim evitamos maiores problemas para nós mesmos. 

4. Só revese jornada de trabalho com quem está em greve

Caso algum educador/a, administrativo/a ou técnico/a não tenha aderido a greve, não compete fazermos regime de escala com estes/as. Cabe esse esclarecimento, pois tem profissional que não aderiu a greve e quando soube dos 30% quis "aderir", para dessa forma poder ficar com "dias livres". Há muitas casas em que educadores/as, técnicos/as e administrativos/as não aderiram a greve. Também vale lembrar que ninguém terá que devolver plantão ou diária aos profissionais que trabalharam durante a greve.

Para finalizar, encerramos com parte da belíssima música “Cavaleiro da Esperança” de Taiguara que reforça esse momento crucial de nossa luta política:

"Quem só espera não alcança
Mas quem não sabe esperar
erra demais, feito criança Cai.
E até se entrega ou trai.
E cansa de lutar"



PARTICIPE: Votação vai escolher frase para nossa camisa

Pessoal já está no ar a enquete que vai escolher as frases que estamparão nossas camisas. Foram 14 frases captadas no período de sugestões. Agora cada um/a de nós vai escolher as duas que mais gostou!


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Nesta terça: Assembleia no Sindicato


Lembramos a todos/as que nesta terça (21) teremos nossa assembleia  na sede do sindicato. Os trabalhos terão início às 09h. Na ocasião, a comissão de greve fará o repasse da reunião com a equipe do CREAS e com a advogada do Sindsepre, ambas realizadas na segunda-feira (20). Esperamos vocês lá!

Mobilização continua!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

CRESS divulga moção de apoio a nossa greve



O Conselho Regional de Serviço Social (4ª Região) divulgou hoje (17) uma moção de apoio a nossa greve. O conteúdo está disponibilizado no Boletim 220 do conselho. Em parte do texto, o Conselho afirma que:

“Diante da precariedade e da falta de compromisso da Prefeitura do Recife em responder as necessidades sociais dos indivíduos, os/as assistentes sociais e demais profissionais da Secretaria da Assistência Social (SAS) e do Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC) têm sido obrigados a trabalharem apenas no âmbito do imediato, convivendo com a falta de recursos, falta de transportes para realizarem as visitas domiciliares que, por sua vez, tem sido demandada apenas como forma fiscalizatória da pobreza.”


Acreditamos que apoio do CRESS mostra a licitude no nosso movimento e que nossas reivindicações são coerentes com a Política Nacional de Assistência Social e alicerçadas nos princípios éticos e trabalhistas que regulamentam a assistência social.

Reconhecimento como este respalda e fortalece ainda mais nosso movimento! Mobilização continua!