quarta-feira, 17 de junho de 2015

A PRIMEIRA ETAPA 

(CONSTRUÇÃO DA PAUTA)

Colegas servidores da SDSDH / IASC,temos trabalhado bastante estudando para propor itens para a pauta,tivemos outras conversas com a advogada do SINDSEPRE para tirar dúvidas sobre novos pontos de pauta. Os servidores Fagner, Cherline e Junior estão fazendo um esforço grande nesse campo de estudos e pesquisa indo várias vezes no sindicato,perdendo noites de sono,tirando do próprio bolso,planejando e executando ações. Também o colega Everton tem dado sua contribuição na medida do possível. Aos poucos a comissão vai se reestruturando após uma prolongada batalha até garantirmos o retroativo do Risco de Vida e da Gratificação dos servidores que trabalham com L.A.A construção da pauta é a primeira etapa do movimento,é agora que faremos o alicerce de toda luta que virá! Esse momento parece tranquilo para a maioria mas é complexo e de grande responsabilidade. Precisamos entregar a pauta até o dia 1 de Julho quando o SINDSEPRE enviará todos as pautas que estiverem prontas por questão estratégica. 

A pauta precisa ter o aval de toda a categoria da SDSDH/IASC e logicamente precisa da contribuição dos servidores para que seja de fato o retrato da situação de todos. Por isso, estamos convocando toda categoria para Assembléia que será dia 19 de junho de 2015 às 13:00 h na sede do SINDSEPRE.


ASSEMBLÉIA DIA 19 DE JUNHO 
ÀS 13:00h
NO AUDITÓRIO DO SINDSEPRE
PONTO LIBERADO!!!
Nesta Assembléia vamos expor todo levantamento feito para construção das nossas proposições de pauta, além de todas as propostas que recebemos. Todos os pontos serão votados na assembléia, abrindo possibilidades de modificações e/ ou inclusão de novos pontos.

Para otimizar as sugestões na construção da pauta, foram criado os dois novos mecanismos de interação virtual o e-mail sdsdh_iasc@hotmail.com e o grupo no WhatsApp Servidor sdsdh-iasc.
Sendo o e-mail um mecanismo para sugestões na construção da pauta, que possui a finalidade de recebermos as propostas feitas pelos servidores de forma mais reservada.
Já o grupo no WhatsApp além de ser um mecanismo de sugestão para construção da pauta, funciona também para troca de informações referentes a Assistência Social, articulação e mobilização da categoria.
Na Assembléia será discutido também formas para a melhor utilização dos mecanismos criados, como também dos já existentes.


VISITA AS UNIDADES DA SDSDH/IASC 
(MOBILIZAÇÃO)
Assim como todos os anos, tentamos dialogar da melhor forma possível com os servidores e a cada ano procuramos aprimorar esse diálogo. Por isso já nesse processo de construção de pauta, estamos visitando os equipamentos da rede, convocando os servidores para a assembléia do dia 19/06/15 as 13:00 h no auditório do SINDSEPRE (PONTO LIBERADO), abaixo panfleto informativo que está sendo distribuído nos equipamentos:



O primeiro dia(quinta-feira dia 04/06/15) de visita às unidades contou com a presença dos servidores Fagner Valença, José Junior, Cherline Rocha, Rafael e Everton Orlando.
Equipamentos visitados: 
CRAS SANTO AMARO,dialogamos com Carlos Nascimento e Carminha;
CRAS CAMPINA DO BARRETO - com Rafael Agostinho e Janeide;
CRAS ALTO DO MANDU - com Andresa,Mariana e Tatyanne Pontes;
CRAS DOIS IRMÃOS - com Humberto Marinho;
CRAS TOTÓ - com Cynthia Monteiro e Erica;
CAT NOVOS RUMOS - com Rafael Barbosa, Eduardo Souza e José Adriano;
REPÚBLICA - com Diane Silva;

Na sexta-feira(05/06/15) estiveram presentes Cherline Rocha, José Junior, Fagner Valença, Diana Zayra e Eliene Barros.
Equipamentos visitados:
CREAS ANA VASCONCELOS - com Marinalva Nobre, Brenda Poggi e Josef Francisco;
CENTRO POP GLÓRIA - com Camila Borges, Gorete Alves, Jefferson Paulino, Nívea Gouveia e Heitor V. Cavalcanti;
CENTRO POP TORREÃO - com Washington, José Geobel e Shirley Madeiro;

Sábado(06/06/15) contamos com José Junior, Fagner Valença, Cherline Rocha e Edwin Santos:
Equipamentos visitados:
REPÚBLICA- com Liliane Peixoto;
CRS - com Severino Ventura;
PORTO SEGURO - com Fabiana e Joseanne;
IEDA LUCENA - com Everline Santos e Edécio Santos;

Sexta-feira(12/06/15) contamos com Fagner Valença, Cherline Rocha, José Junior e Alice Moraes:
Equipamentos visitados:
CRAS CORDEIRO -  com Virgínia  Araújo, Hilca Barros, Saulo Augusto, Jaime, Silda e Lívia;
CREAS CORDEIRO - com  Maria Regina, Enilson Flávio;
RECOMEÇO -  com Ana Cláudia e Eury Tavares;
CREAS ESPINHEIRO - com Renato Ribeiro e Irlan Sousa;

Segunda-feira(15/06/15) contamos Cherline Rocha, José Junior, Fagner Valença e Alice Moraes:
CRAS IBURA - com Robélia Lopes e Priscylla Fabrício;
CREAS AFOGADOS - com Thiago Homero e Adriana.
CRAS PINA - com Nyemayer Lucena e Reivan Barreto;

OBS.1: No primeiro dia de mobilização tivemos problemas com a impressão dos panfletos informativos o que nos fez sair do SINDSEPRE bem depois do horário previsto. 
Tivemos dificuldades no que diz respeito à transporte,por mais de uma vez houve atraso de colegas que se disponibilizaram para dirigir por problemas de ordem pessoal. Em outro momento um colega que disponibilizaria seu veículo teve problemas mecânicos que impossibilitaram sua saída e consequentemente acarretou a perda de um dia que seria de mobilizações esses contratempos geraram um distanciamento de datas dos dias de mobilização pois se alguém(principalmente se será o motorista) se atrasa perdemos de fato metade do dia visto que vários serviços funcionam das 08h às 17h,logo aumentaram os dias de mobilização,outro fator natural é a distância dos equipamentos principalmente dos CRAS;
OBS.2: O SINDSEPRE arcou com gasolina,alimentação e em alguns dos dias rodamos com um carro alugado pela instituição outro com carro da colega Alice; 
OBS.3: Para evitar quaisquer dos problemas que enfrentamos durante esse processo de construção da pauta e mobilização para aprovação da mesma elaboramos propostas de organização para o movimento que serão expostas e votadas na assembléia;
Devido aos problemas acabamos deixando ainda um CRAS para visitar,o CRAS TORRÕES,logo combinamos visitar este equipamento antes do dia 19;
OBS.4: Visitamos alguns equipamentos onde não haviam servidores estatutários,apenas terceirizados; 
OBs.5: Pedimos a todos com os quais dialogamos que repassassem as informações para os demais,é esse o ponto crucial do sucesso de uma mobilização.

RETROATIVO DA EXTENSÃO DA GRATIFICAÇÃO DE ABORDAGEM SOCIAL PARA OS COLEGAS LOTADOS NO CREAS:
No pagamento do dia 23/05 se cumpriu a outra parte do nosso acordo da campanha salarial,se tratava da extensão da gratificação de abordagem social para os servidores q trabalham com L.A. Esses servidores também receberam retroativo a janeiro,isso mostra o quanto foi FORTE a nossa campanha salarial.
Sabemos que várias pessoas foram responsáveis diretos por essa conquista, e que cada servidor que participou do movimento teve seu mérito e que antes,durante e depois da greve pessoas tiveram um papel diferenciado,até anos antes da chegada dos colegas no L.A essa conquista já estava sendo construída. Em 2012 os colegas Vinícius Catunda e Diogo Stanley conseguiram uma rara negociação por via quase que exclusiva do diálogo,naquele ano foi criada a gratificação da Abordagem Social dentre outras conquistas. É evidente que sem a existência da gratificação não haveria como haver extensão para os colegas do L.A,óbvio. Em 2014 tivemos muitas dificuldades,o educador Fagner sofreu bastante para "destravar" o L.A buscando dialogar com vários servidores e marcando uma assembléia específica para tal,a meta era criar um grupo de trabalho,identificar pessoas que pudessem representar o setor e assim entrar na comissão. Foi assim que primeiramente através de conversa com Irlan o colega Fagner foi conseguindo contatos de Edwin,Renato e finalmente Danilo que era apontado como o mais combativo ao contrário de outra pessoa que se colocava como tal e atrapalhou o início desse diálogo com o L.A. Danilo Dantas frequentava as assembleias mas não se colocava,após conversa com Fagner ele foi para assembleia especifica do L.A,Fagner pediu ajuda de Danilo para mobilizar o setor e junto com os demais assim foi feito. 
A assembléia teve um número expressivo,a maioria dos colegas estavam pela primeira vez naquele tipo de reunião. Fagner aproveitou para levantar a moral dos novos "representantes" e se dirigiu para assembléia perguntando se Danilo poderia ser o representante do L.A na comissão. Mais do que certa "indicação",Danilo mostrou a que veio com ampla qualidade profissional,assim como Edwin,os dois da área de Direito colocaram seu conhecimento à disposição do movimento,Fagner propôs e estimulou a formação de uma comissão jurídica dos servidores vista a presença de outros vários colegas da área. A extensão da gratificação da Abordagem Social para o L.A começou a tomar forma quando Danilo sentou com Fagner e Vinícius para saber mais sobre a criação da gratificação,os dois orientaram Danilo sobre o que era preciso para viabilizar essa extensão,e isso norteava uma mudança na lei referente e mesma. Com essa orientação Danilo fez um qualificado parecer sobre o assunto,o mesmo era difícil de se rebater porém ao longo dos anos desse movimento e ao longo da história aprendemos que por mais justa que seja a causa é difícil conseguir sem luta e foi esse o ponto determinante.
Assim o Risco de Vida a Extensão da Gratificação também foi inserida no acordo proposto pela Câmara.
Após o fim do "acampamento" na câmara dos vereadores foi iniciada uma verdadeira caça ao cumprimento do acordo. Durante quase 6 meses após o fim da greve os servidores Fagner,Everton Orlando e Júnior estiveram na Prefeitura do Recife em busca da ATA que selaria acordo sendo assinada pela gestão,até então tínhamos um documento dos vereadores que sinalizava o fachamento do acordo para os servidores,mas era necessário o documento da gestão. Nessa fase colegas com Danilo infelizmente não puderam mais participar e coube a esses poucos continuar. Em uma última ida PCR já no fim do segundo semestre de 2014 o educador Fagner sinalizou a necessidade de um novo movimento em busca da ATA após isso o mesmo por excessivo desgaste pessoal afastou-se do movimento mas continuou acompanhando e aconselhando. A partir daí o principal nome a ser lembrado pelos servidores passou a ser o de Everton Orlando,mas após o Risco de Vida estar praticamente garantido ele manteve-se firme da defesa da extensão da gratificação nas reuniões com a gestão e ele "colocou a cereja na massa que iniciou cozimento" em 2012. 
Mas analisem e contatatem que não é impossível separar uma coisa da outra,o RISCO DE VIDA E ESSA EXTENSÃO FORAM CONSEGUIDOS JUNTOS E OS DOIS RETROAGIRAM À JANEIRO,logo nomes como o de Iris Liliosa não podem ser esquecidos,são dezenas de colegas que foram responsáveis diretos por esse conquista,este Blog não costuma fazes citações de nomes dessa forma mas achamos importante deixar claro que esse luta não foi vencida apenas por um,cada colega que lutou sabe o quando foi sofrido e por isso a necessidade de sermos justos com todos!


VEJAM O ANTES E DEPOIS DO CONTRA CHEQUE DOS COLEGAS DO CREAS:


ANTES




DEPOIS (ACRESCIDO DO RETROATIVO)






FOTOS DA ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHOS:



Reunião da Comissão para Construção da Pauta: Fagner Valença, José Júnior, Educadores  
e Cherline Rocha, Técnica Pedagoga.



Reunião com a Dra. Giseli no SINDSEPRE, com Fagner, Júnior, Rafael e Cherline.



Construção da Pauta de Reivindicações.

  



Organização do material de estudo para construção da pauta, reuniões  e arquivos de documentos já existentes.



O BLOG DOS SERVIDORES DA SDSDH/IASC ESTÁ DE CARA NOVA,VENHA DAR SUA OPINIÃO DIA 19 SOBRE ESSA MUDANÇA! DESDE A SUA CRIAÇÃO ESTE BLOG APRESENTAVA O MESMO FORMATO:




REFORÇANDO!!!

ASSEMBLÉIA DIA 19 DE JUNHO DE 2015

NO AUDITÓRIO DO SINDSEPRE ÀS 13H!

CONSTRUÇÃO DA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES


Viver significa lutar.
Sêneca

Nenhum comentário:

Postar um comentário