domingo, 2 de agosto de 2015

ASSEMBLÉIA DO DIA 19/06       PAUTA ENCAMINHADA    REUNIÕES DA COMISSÃO     FILIAÇÕES AO SINDSEPRE                                     NOSSA VISÃO SOBRE A CONFERENCIA                  REUNIÃO SOBRE A CRIAÇÃO DO FÓRUM DOS TRABALHADORES DO SUAS DURANTE A CONFERENCIA     REUNIÃO COM ANA FARIAS                                                                                                 REUNIÃO COM ANA RITA SUASSUNA 


A ASSEMBLÉIA 

A assembléia realizada no dia 19/06 na sede do SINDSEPRE contou com a presença de servidores de vários setores. O educador social Fagner Valença começou a fala dando um aviso acerca da Filiação ao SINDSEPRE, deixando em aberto o convite aqueles que assim desejarem. Em seguida, o mesmo deu inicio ao tema da construção da pauta através de apresentação de slides com retroprojetor preparados pela Pedagoga Cherline Rocha. Fagner fez a apresentação lendo e explicando cada ponto que foi resultado do trabalho do mesmo juntamente com José Junior (Educador Social) e Cherline além das sugestões que foram enviadas por servidores de todos os setores da SDSDH/IASC. Como sempre tem de ser feito foi aberta da votação para cada ponto e assim os servidores contribuíram retificando pontos e ratificando outros. A assembléia teve inicio as 14h55 e terminou as 17h30. 
Um ponto importante foi que a assembléia autorizou os servidores Cherline, Fagner e/ou José Junior a fazer qualquer acréscimo na pauta que achassem pertinentes. 
Obs. Parte desse relato feito pela educadora Diana Zayra no livro de atas que está sendo utilizado pela comissão para registro das reuniões,qualquer servidor pode ter acesso ao mesmo,basta solicitar,esse livro foi uma iniciativa de Cherline após diálogo com Fagner onde o mesmo expôs a necessidade de uma qualificação dos repasses que no "passado" eram feito por Diana Santana e por Manuela Moreira,geralmente eram feitos por e-mail. Cherline também tem feito a diferença por ter criado o grupo do whasApp unindo todos os servidores que possuem o aplicativo e tiveram a informação sobre o mesmo. José Junior nem se fala pois tem estado presente em todos os momentos à 4 anos. Parabenizamos o esforço de todas as pessoas que tem contribuído de forma direta,que entendem a necessidade do sacrifício e sempre vão além das suas forças garantindo assim a vitória. 

                                   



                                                                               



A PAUTA

A pauta deveria ter sido entregue no dia 01/07/15 por questões estrategicas citadas pelo diretor do SINDSEPRE Ailton porém como sabemos o SINDSEPRE tem suas surpresas e informações desencontradas, logo no dia 01 soubemos que nem a pauta geral foi feita. A ideia passada por ele era de que poderíamos entregar a pauta setorial junto com a geral no 01,em fim...são coisas da gestão atual do sindicato que já sabemos. Aproveitamos o adiantado do trabalho e junto com o próprio Ailton avaliamos ser positivo sim entregar a pauta antes de todas inclusive da geral visto os 32 pontos da nossa pauta. Dessa forma poderíamos pleitear uma antecipação da nossa mesa de negociação. 
A pauta acabou sendo entregue no dia 27 de julho após ter sido entregue uma primeira versão para Ana Rita Suassuna (Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos) no dia 21 de julho em reunião sobre outros assuntos que será relatada nesta postagem ainda. A pauta também foi entregue na Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas direcionada para o secretario da pasta Marconi Muzzio pelos servidores Fagner e Cherline depois de terem reorganizado a mesma no SINDSEPRE. 


FILIAÇÕES AO SINDSEPRE

Parabenizamos todos os servidores, em especial os colegas da unidade Ieda Lucena, através do esforço diferenciado da comissão  que ao visitar o espaço permaneceu mais tempo no mesmo, podendo dialogar melhor com os servidores, devido uma sobra de tempo para que isto fosse feito, por isso, agradecemos especialmente a educadora Everline que demostrou um esforço diferenciado após esse encontro, sensibilizando os demais colegas da importância da filiação. Agradecemos também aos servidores que vem tendo a consciência de filiar-se apesar das dificuldades que enfrentamos com a atual gestão do SINDSEPRE, porém temos conseguido mudar a postura do sindicato ao longo de anos de trabalho, nos dias de reuniões da comissão e mobilizações por exemplo, o sindicato nos disponibiliza o almoço e diferente do que vem sendo falsamente dito por alguns servidores para os demais, o sindicato sempre disponibilizou transporte para todas as mobilizações desde 2011.


NOSSA VISÃO SOBRE A CONFERENCIA

Apesar da conferencia  ser um instrumento nacionalmente reconhecido e reconhecermos que se trata de um espaço com dialogo de alto nível onde se reúnem  personagens de fundamental importância e credibilidade para efetivação do SUAS, reúne também pessoas hipócritas, inescrupulosas e mentirosas que desvirtuam o real intuito para que as conferencias foram criadas e torna-se um espaço de "vitrine política". Se houvesse maior seriedade nas conferencias elas seriam tratadas como lei, já seriam convertidas para votações na Câmara, já seriam discutidos recursos pra atender as demandas dentre outras ações mais diretas para não fazerem os participantes de palhaços, isso mesmo,palhaços que veem as mesmas propostas serem colocadas todos os anos sem serem colocadas em prática.
No entanto procuramos ficar atentos ao que acontece nesse "Circo" e é evidente que podemos beber da fonte desse espaço por conta da compilação de ideias, das pessoas que resistem assim como nós as outras "maças podres". Por tudo isso agradecemos aos colegas que participaram da conferencia de maneira estratégica e inclusive representando a comissão dos servidores da  SDSDH/IASC  como foi o caso de Iris Liliosa.


REUNIÃO SOBRE A CRIAÇÃO DO FÓRUM DOS TRABALHADORES DO SUAS DURANTE A CONFERENCIA

Em visita aos equipamentos no período de mobilização para Assembleia que ocorreu dia 19/06/15, tivemos a oportunidade no CRAS IBURA de falarmos e trocarmos algumas ideias com a técnica Robélia que já havíamos entrado em contato algumas semanas antes, a mesma estava terminando seu mandato como conselheira do CMAS  dentre vários assuntos a cerca do movimento, conversamos também sobre um dos elementos da nossa pesquisa que trata-se dos Fóruns dos Trabalhadores do SUAS, perguntamos a ela se já existia o Fórum Municipal, porém ela nos informou que não, que havia apenas o estadual, porém desarticulado. Logo, a mesma disse que iria entrar em contato com algumas pessoas que teriam articulado esse Fórum Estadual para que pudêssemos dar seguimento a essa iniciativa.
Após este encontro, o educador Fagner manteve contato com Robélia, logo a mesma enviou o contato de Val do CREFITO que por sua vez entrará em contato com uma colega que participou do início da tentativa da construção do FETSUAS (Fórum Estadual de Trabalhadores do SUAS) para que possamos dar continuidade. 
Visando construção do Fórum Municipal Robélia sugeriu que aproveitássemos a ocasião da conferencia para fazer uma reunião com os trabalhadores e criar uma comissão para direcionar os trabalhos. A educadora social Iris Liliosa e o educador Edson ajudaram Robélia na articulação da reunião que aconteceu no dia 31/07 e contou também com a participação do educador Fagner que foi a conferencia apenas para essa reunião. Na ocasião foi criada a comissão composta por 6 trabalhadores,sendo 3 de entidades não governamentais com Sônia Adeci do Projeto Icó,Maria do Livramento - IDEC(Instituto Dom
 Helder Câmara e Eleonor(o blog não conseguiu localizar qual a instituição)  e 3 de entidades governamentais com Robélia Técnica do CRAS IBURA,Edson educador social da PCR e Fagner Valença educador social do Acolhimento Emergencial Travessa do Gusmão(unidade do IASC). 

                                       



                                       
                                   
QUESTÃO SOBRE O RISCO DE VIDA PARA SIMPLIFICADOS DO IASC E AUSENCIA DE CADASTROS NO PROSEL

A comissão dos servidores da assistência social percebeu durante as visitas aos equipamentos, que os servidores da SDSDH oriundos da seleção simplificada estão recebendo a o adicional de Risco de Vida, enquanto os servidores da seleção simplificada do IASC não recebem o mesmo beneficio. Outro ponto, foi sinalizado pelo servidor José Júnior foi a ausência de cadastro dos servidores do IASC no programa de descontos e benefícios PROSEL, por isso decidimos marcar reuniões com Ana Farias e Ana Rita Suassuna para tratar destas questões e assim fizemos.


REUNIÃO COM ANA FARIAS

A reunião com a secretária executiva do IASC Ana Farias aconteceu no dia 14/07/15 , onde estavam presentes por parte da gestão SaraVerônica, Cristiane Casal e a própria Ana Farias, e por parte da Comissão estavam Fagner Valença, José Júnior, Diana Zayra e Ednaldo Rafael.
Ao ser informada sobre a questão do risco de vida que foi descrita acima recebeu com surpresa e assim como com a questão do PROSEL a mesma se prontificou em conversar com Ana Rita Suassuna e dar retorno sobre os dois assuntos. Ao final da reunião, aproveitou-se para conversar sobre questões pedagógicas sobre o serviço e sobre a precarização do mesmo. A servidora Cherline Rocha estava ciente da reunião, mas no dia da mesma não pode por problema de saúde e o servidor Everton Orlando não compareceu.
     
            


REUNIÃO COM ANA RITA SUASSUNA 

Os mesmos assuntos tratados na reunião com Ana Farias, foram também repassados para Ana Rita em 21/07/15, e a mesma também se prontificou a dar resposta sobre os assuntos e informou que Ana Farias enviou um ofício sobre os mesmos assuntos. Na ocasião foi entregue a primeira versão da pauta de reivindicações de 2015. Neste dia a comissão estava com Ednaldo RafaelCherline Rocha, José Junior, Everton Orlando e Fagner Valença (que chegou durante a reunião em posse da primeira versão da pauta que foi entregue a secretária). 
A reunião teve momentos tensos e temos que informar aos colegas servidores que a concepção da secretária sobre o trabalho dos educadores sociais está difusa da realidade por conta de alguns servidores que não cumprem suas funções e até agem com desrespeito aos direitos humanos, a secretária Ana Rita Suassuna com isso generalizou toda a categoria e foi ofensiva, alegando que  " os educadores sociais estavam sem função definida dentro da secretaria", a mesma também demostrou desdem para importância dos pedagogos nas unidades. Ana Rita Suassuna também informou que no momento não abrirá concurso público e sim, seleção simplificada para a SDSDH/IASC, para todos os profissionais que se encontram com um quadro defasado entre estas. Foi levantado na reunião a problemática diante de atitudes de certos gestores, como também foi relembrado a secretaria, que nas negociações de 2014, ela afirmou que não haveria contratação de cuidadores e como todos lembram, enquanto estávamos no processo de mobilização do ano passado, em plena negociação foi afirmado algo, enquanto por trás dos panos, estava havendo o processo de licitação para contratação dos cuidadores. Como todos sabem, são atitudes como essa que precarizam o serviço, contrariando a NOB-RH e resoluções do CNAS, diferentemente, o fato foi reconhecido por Ana Farias na reunião (14/07/15) que houve com a mesma.


AS REUNIÕES DA COMISSÃO

A comissão dos servidores da assistência social esta se reunindo quase todas as semanas e em alguns momentos se reúne varias vezes em uma semana. No processo de construção da pauta tivemos dezenas de reuniões e vários momentos de mobilização. As reuniões da comissão são restritas as pessoas que querem participar da mesma. Qualquer servidor pode participar da comissão, quanto mais melhor. Nesse momento só temos três pessoas participando ativamente de todos os momentos que são Fagner, Cherline  e José Junior, sempre que possível contamos também com Ednaldo Rafael e Diana Zayra,o colega Everton tem se ausentado quase que totalmente do processo tendo informado recentemente aos colegas da comissão que precisa diminuir o ritmo devido ao desgaste da campanha de 2014. 
Precisamos de mais membros para a comissão para otimizar os repasses e executar varias tarefas. 
Nossa preocupação está também na sintonia de todos os membros da comissão para a mesa de negociação por isso acordamos que os colegas que não puderem participar ativamente dos estudos de preparação para a defesa da pauta deverão ficarem mais reservados para não destoar do que foi acordado em assembleia. 
A comissao agora está na fase de aprofundamento e cada ponto de pauta,nas metas definidas para defesa de cada ponto,essas metas foram traçadas na reuniao do dia 24/07 (início as 10h11 e finalizada as 17h37) com a participaçao de Cherline,Fagner e Jose Junior,o colega Ednaldo Rafael informou previamente que não poderia ir por questoes pessoais e a colega Diana Zayra nao pode participar por ter estado com sua filha no hospital,o colega Everton informou na madrugada do mesmo dia que nao poderia participar por questões pessoais e expôs seu desgaste com o ritmo dos trabalhos de 2014.

Fotos de algumas reuniões da comissão 


À esquerda José Junior e Fagner Valença,à direita Ednaldo Rafael,Cherline Rocha e Diana Zayra.
Reuniao do dia 10/07/15 visando ajustes na conduçao do movimento,registrada no nosso livro de atas.

José Junior,Fagner Valença e Cherline Rocha,reuniao para definir estrategias para defesa dos pontos pauta e de estudo sobre os temas (20/07/2015).

Reuniao do dia 24/07/2015 (início 10h11 e finalizada as 17h37) com Cherline Rocha, José Junior e Fagner Valença,neste encontro definimos as metas de pesquisa para defesa de cada um dos 32 pontos de pauta.

QUEREMOS LEMBRAR QUE QUALQUER PESSOA PODE ENTRAR NA COMISSÃO !
ENTRE EM CONTATO! 

Postagem- Fagner Valença(Educador Social) 999120887(whatsapp) / 985363180
                  Cherline Rocha(Pedagoga) 998288687 (whatsapp) / 983239343

Nenhum comentário:

Postar um comentário